top of page

Biofeedback Cardíaco

      Experimentamos emoções em nosso corpo, não em nossa mente. Falamos do medo de ficar com o "coração na boca", ou da alegria de "sentir o coração leve", estas expressões não são apenas metáforas mas sim representações exatas de quando nos encontamos em estados emocionais diferentes .

     O coração tem sua própria rede de neurônios que agem como "mini cérebros" no corpo e tem percepções particulares. Além disso, ele também é uma mini fábrica de hormônios  como a Adrenalina, que libera quando precisa funcionar com capacidade máxima, o FNA que regula a pressão sanguínea, a Oxitocina chamado de hormônio do amor. Todos estes hormônios agem diretamente sobre o cérebro.

      Fica claro quando referimos ao coração palavras que usamos para descrever nossas emoções. O coração percebe e sente. Ele estabelece seu próprio curso de ação. Quando ele se expressa, influencia a fisiologia de todo corpo, incluindo o cérebro.

     O relacionamento entre o cérebro emocional e o coração é uma das chaves para o domínio emocional.  A coerência cardíaca é um estado psicofisíológico caracterizado pela sincronicidade e equilíbrio entre o rítmo cardíaco, as emoções e algumas funções oscilatórias do corpo como respiração e pressão arterial. 

 

        O biofeedback cardíaco é uma tecnologia baseada na variabilidade da frequência cardíaca (HRV) que não envolve medicamentos, não é invasiva e não tem contra indicação. Busca resolver de forma integrativa através de exercícios respiratórios  casos de estresse, ansiedade, depressão e muitas outras patologias psicoemocionais e disfunções de fundo fisiológico – desequilíbrio simpático-vagal.

          O trabalho com esta ferramenta  é composto por Monitoramento e treinamento.

      - MONITORAMENTO: Com um sensor colocado na ponta do dedo, acompanhamos o desenvolvimento do estado de Coerência Cardíaca, entendendo assim como os sintomas e alterações comportamentais estão influenciando seu Sistema Nervoso Autônomo. Realizamos sempre antes e após a sessão para termos parâmetro de como seu corpo reagiu diante o trabalho.

       - TREINAMENTO: É utilizado para que você se mantenha em estado de coerência cardíaca. Este estado pode ser observado por meio gráfico e deve ser realizado com a maior frequência possível por no mínimo 20 minutos.

        A prática continuada de exercícios propostos, com o decorrer do tempo, pode te levar a obter maior estabilidade emocional frente aos desafios do cotidiano, reduzir os efeitos do estresse e ansiedade do dia-a-dia, aumentar a resiliência pessoal e com isso proporcionar uma vida mais equilibrada e saudável, promovendo assim uma sensação de bem estar e tranquilidade.

Temos ótimos resultados também  na redução da pressão arterial, do colesterol, da depressão, déficit de atenção, hiperatividade, insônia, transtorno de aprendizagem, além do controle de resistência a insulina, pois em grande parte dos casos, esses desequilíbrios são gerados pelo alto grau de ansiedade e stress do dia a dia.

       

bottom of page