top of page
Buscar
  • Foto do escritorVanessa Megale

Como você avalia sua saúde mental?


Se você fosse uma pessoa que tivesse problemas para dormir, compulsão por comida,

não sentisse prazer em fazer suas atividades do dia a dia ou vivesse cansado?

Como você avaliaria seu estado emocional?

Em uma pesquisa recente, foram entrevistadas 2534 pessoas, 38% delas disseram ter esses sintomas sempre ou com frequência e apenas 7% delas avaliaram sua saúde mental como ruím ou péssima.

Esses sintomas são indicativos de um quadro depressivo e através desta pesquisa, podemos notar uma grande discrepância entre a autopercepção da saúde e os sintomas relatados.


Isso quer dizer que a maioria dessas pessoas convivem com esses sintomas por toda a vida, achando que isso é NORMAL. Essas mesmas pessoas, provavelmente tem problemas em seus relacionamentos, dificuldades para emagrecer ou problemas de saúde causado pelo exesso de comida, muitas vezes tem problemas em seu ambiente profissional, ou seja, tem uma vida muito disfuncional.


Estes são os principais fatores que contribuem para esse tipo de comportamento:


1- A crença que problemas mentais são só aqueles casos graves, de transtorno de personalidade, psicoses ou dependência química. Este estigma que já se arrasca há tempos, causa insegurança e vergonha nas pessoas, fazendo com que elas tenham dificuldades em pedir ajuda.


2- Muitos estão sobrevivendo ao invés de viver. Vivem uma vida no automático, sem presença e longe de seus verdadeiros valores. Quando a vida é vivida desta maneira, não existe espaço para autopercepção. Como você vai saber que precisa de ajuda se nem percebe que está doente?


Resumindo: Antes de tudo, desacelere. Só assim você vai conseguir se perceber.

Se após este escaneamento interno, você notar que não está bem emocionalmente, não se sinta envergonhado em buscar ajuda. Não tenha medo de procurar um profissional, achando que ele vai te passar um remédio, que isso vai te viciar ou que terapias pra isso são chatas e demoradas.

Existem inúmeras maneiras de cuidar da sua saúde mental,

Apenas ache uma forma que você se identifique, um profissional capacitado no qual você confie e comece a se cuidar.


Vanessa Megale

Fisioterapia - Saúde Integrativa e Bem Estar

CREFITO: 66379


Conheça um novo caminho para o tratamento da Ansiedade:

Programa Reabilitamente



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page