top of page
Buscar
  • Foto do escritorVanessa Megale

Hipnose ou Meditação, qual tratamento funciona mais para o tratamento da ANSIEDADE?

Atualizado: 29 de abr. de 2022

Bom, primeiro vamos entender qual que é a diferença entre Hipnose e Meditação.


Meditação é ficar presente no aqui, no agora. É você ter a percepção de suas sensações e de seus pensamentos, é a prática de estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Você foca sua atenção em cada movimento, situação, respiração.

É você deixar de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos anteriores, para intencionalmente sentir, ouvir, viver plenamente a situação presente.


Hipnose é mergulhar em seu pensamento, é viver uma realidade subjetiva. Quando você tá vendo um filme no cinema e você se emociona, você saiu da sala do cinema e entrou lá dentro do filme, apesar do filme está acontecendo no aqui e agora, você começou uma realidade subjetiva.

Na Hipnose você irá criar uma visualização, irá imaginar-se em outra situação, irá pensar em seus objetivos, no que vai fazer amanhã, talvez você pense no que fez no passado. Você será induzido a fazer uma viagem no tempo, alterando sua realidade e criando assim novas redes neurais.


E o que é melhor para o tratamento da ANSIEDADE?


A resposta é: Meditação e Hipnose são uma dupla poderosíssima para o controle e o tratamento da Ansiedade.


A Hipnose irá te ajudar a não entrar em crises. Você aprenderá maneiras de driblar seus pensamentos para não entrar em um looping, ou visão de túnel, que são os principais causadores das crises.


Já a meditação irá te ajudar a administrar seus sintomas durante uma crise. Durante uma crise de ansiedade, o racional não funciona. Não adianta você querer parar de pensar, é simplesmente impossível. Por isso que aprender a ter ferramentas que te ajudem a sair do looping ansioso são fundamentais. Além de você aprender a não se identificar com seus pensamentos, a prática da meditação é associada com exercícios respiratórios e técnicas de relaxamento muscular nos quais atuam diretamente no corpo. Esta é a principal maneira de se regular durante uma crise.


Mas lembre-se, se sua vida começou a ficar disfuncional por que você se sente ansioso, procure um psiquiatra ou psicólogo. A meditação e a hipnose fazem parte de um tratamento complementar que quando associados a psicoterapia, potencializam o tratamento, além de te ensinar um caminho que você conseguirá percorrer com autonomia.

A meditação e a hipnoterapia são técnicas muitos eficazes, não invasivas, sem efeito colateral que irão te ajudar a ter mais qualidade de vida e vencer a ANSIEDADE, mas devem ser aplicadas com responsabilidade e cuidado.


Acame e Conheça seu Corpo.

Vanessa Megale

Fisioterapeuta Integrativa CREFITO 66379

Membro da Sociedade Brasileira de Hipnose

Pós graduada em Medicina Integrativa pelo HIAE




12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page